Confira programação da Festa de Iemanjá 2025 em Fortaleza
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Festa de Iemanjá em Fortaleza é considerada patrimônio imaterial da cidade
Kid Junior/SVM
As festividades e os cortejos em celebração à Festa de Iemanjá contam com uma programação diversa neste mês de agosto. Celebrada no dia 15 de agosto, a orixá Rainha do Mar movimenta tradições vinculadas aos povos de terreiros e as religiões de matriz africana e indígena.
Em 2025, a programação se estende pelo mês de agosto, com celebrações em cinco pontos da orla de Fortaleza: Barra do Ceará, Poço da Draga, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Atividades temáticas também farão alusão à data nos equipamentos públicos, em uma parceria entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará.
A festa é reconhecida como patrimônio imaterial de Fortaleza, representando manifestações de fé, tradição e cultura popular desde a década de 1950. Cortejos e oferendas nas praias marcam as celebrações dos devotos. Confira abaixo a programação neste fim de semana.
Sexta-feira, 15 de agosto
O cortejo da imagem da Rainha do Mar dá início à festa, a partir das 9h, na União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 - Centro). O trajeto será feito em direção à Praia de Iracema.
A programação continua com apresentações do coletivo Afoxé Acabaca, com Ivaldo Paixão e o Afoxé Filhos de Oyá. Haverá também solenidade e entrega de oferendas, das 10h20 às 18h, próximo à Barraca Zé da Praia (Avenida Zezé Diogo, 2551 - Praia do Futuro).
Na Praia de Iracema, a programação será das 8h às 20h com apresentações culturais, roda de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e oferenda de balaio. O local da celebração será no encontro das avenidas Historiador Raimundo Girão e Rui Barbosa.
No Poço da Draga, das 13h às 20h, a festa terá feirinha, cortejo de jangadas, Caravana Cultural e apresentações da DJ Bugzinha e Afoxé Acabaca, show “Filhas do Mar”, Dragaxé, DJ Thalu, além da gira de encerramento.
Na Barra do Ceará, no Marco Zero, haverá gira e oferenda a Iemanjá das 14h às 23h.
No Museu da Imagem e do Som (Avenida Barão de Studart, 410 - Meireles), haverá a oficina de Escuta Criativa de Cantos para Iemanjá, com Francisca Silva e Val Araújo. A programação é das 15h às 18h, com inscrições gratuitas pelo Sympla.
Na Praça do MIS, o público poderá acompanhar o show "Odoyá", do coletivo Caravana Cultural, das 18h às 19h30.
Sábado, 16 de agosto
Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a atividade Histórias que o Mar me Contou, com Lia Braga, será realizada às 15h. Uma outra sessão será realizada no domingo (17), às 10h.
Domingo, 17 de agosto
O Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro) recebe o encerramento das atividades da Festa de Iemanjá. Das 10h às 13h, a oficina infantil Oceania, o Mar: Colagem com Formas Orgânicas será realizada com os artistas Iuri Tavares e Talita Késsia.
Em seguida, o Grupo Toque de Senzala faz apresentação percussiva às 11h30, seguido do Afoxé Filhos de Oyá a partir das 13h.
Das 10h às 15h, o Mercado AlimentaCE oferece pratos promocionais inspirados na festa, valorizando a gastronomia afro-brasileira.
Relembre a Festa de Iemanjá celebrada em Fortaleza em 2024
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: